É tão óbvio...

O que há por trás do marxismo, ideologia coletivista base de praticamente todo o coletivismo dos séculos XX e XXI? Ora, o camarada, ou melhor, o indivíduo Marx, Karl Marx.
Sim, ele pregou uma tal de História com H maiúsculo, cujo movimento arrasta os indivíduos, impotentes contra a evolução histórica; porém, provou o oposto: ele, o indivíduo,mudou a história mundial com seus escritos – e não venha me dizer que ele fez isso com Engels e outros que ele foi tão “maior” que eles que hoje o marxismo não se chama, por exemplo, engelismo . Tá, foi para pior, você dirá; mas, quem negará que não haveria URSS, Muro de Berlim e Guerra Fria, Fidel e Che, PT e Lula, FARC´s, entre outros tantos fatos e faces do nosso passado e presente – e futuro – não fosse o indivíduo Karl Marx.
P.S.: marxismo é só um caso “transparente”  de indivíduo por trás da idéia; não quer dizer que quando não se batiza a ideologia com o nome do pai – coletivismo, comunismo, socialismo – isso não seja verdade, afinal, idéias saem de cabeças de pessoas; o que temos é apenas um produto opaco do mesmo processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário