O grande problema da teologia especulativa é que ela é especulativa ou A versão da Bíblia para a Vida Eterna.

Joel Pinheiro escreveu este post sobre a Vida Eterna. Tenho o costume de ler o site e, por isto, resolvi postar esta espécie de réplica protestante. Como faz tempo que não posto nada de verdade aqui, aqui vai.

A razão humana não pode alcançar o Transcendental, o Eterno, o Espiritual; mesmo os argumentos apologéticos que querem provar a existência de Deus não chegam do "lado de lá", param num Primeiro Motor, num Ser Necessário ou algo do tipo, cuja identidade está oculta "do lado de lá" (meio como um "Bóson de Higgs teológico": ninguém nunca viu, mas tudo é explicado por ele). O único acesso possível ao conhecimento do transcendental é a Revelação, ou seja, que Aquele que está do "outro lado" nos conte como Ele é.
Bom, se o Deus cristão é o verdadeiro Deus (e eu creio que seja), então esta Revelação é a Bíblia. E o que a bíblia diz: que, desde o pecado original, todos os homens nascem corrompidos e pecadores:
 Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

A questão não é só o que o homem faz ou não faz, mas sua própria natureza, o seu mais íntimo:
Genesis 6:5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.
Mateus 17:19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
Jeremias 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Isso é o que nós, protestantes, chamamos Depravação Total. Um bom texto sobre isso é http://bereianos.blogspot.com/2011/06/depravacao-total-antiga-e-profunda.html)

Bom, e o quê o homem pode fazer para se salvar? Nada. O homem só pode ser salvo pela Graça, pela boa vontade de Deus, que só pode ser alcançada pela Fé:
Efésios 2:4-10   Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,  estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ),  e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Romanos 3:21-24  Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,  isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,  sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Então, é simplesmente crer?
Marcos 16:15-16 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
João 3:16-19 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Todos serão julgados por suas obras:
2 Coríntios 5:10 Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
Colossenses 3:23-25  E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens,  sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
Mateus 16:27 Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.

Ninguém, entretanto, será salvo por elas:
Efésios 2:8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Purgatório? Não, não há purgatório na Bíblia.
Esta é a versão da Bíblia para a Vida Eterna. A da Tradição da Igreja Católica, é verdade, não lhe nega, mas lhe acresce e retira coisas, distorcendo-a. Certamente, elas não são a mesma, e é preciso escolher uma para acreditar.
Eu creio na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário