Padre Antonio Vieira, o Reformador???

As palavras que tomey por Thema o dizem : Semen est Verbum Dei. Sabeis
( Christãos ) a causà, porque se faz hoje taõ pouco frutto com tantas prègaçoens ?. He porque as palavras dos pregadores sàõ palavras , mas naõ saõ palavras de Deos. Fallo
do que ordinariamente se ouve. A palavra de Deos (como dizia) he taõ poderosà , & taõ éfíicaz , que naõ só na boa terra faz frutto ,, mas até nas pedras , & nos espinhos nace. Mas se as palavras dos pregadores naõ sàõ palavra de Deos ; que muyto que naõ tenhaõ a
efficaçia & os effeytos de palavra de Deos ? Ventum feminabunt, & turbinem
colligent, diz o Espirito Santo, quem semèa ventos , colhe tempestades. Se os pregadores
se.mèaõ vento , se o que se prega he vaidade , se naó ,se prega a palavra de Deos ; como naõ ha a Igreja de Deos, de correr tormenta em vez de colher frutto?”
Padre Antonio Vieira, Sermão da Sexagenária.
PS.: mantive a grafia antiga (porque eu gosto de graphia antiga...)

Um comentário:

  1. Confesso que depois de 7 anos fora do colégio já havia me esquecido do Padre Antonio Vieira e de seus sermões. Quando eu li este sermão no cursinho não me pareceram palavras de um pregrador católico. Dificil ouvir um padre, mesmo nos dias atuais, falar com tanto fervor a respeito do poder da Palavra de Deus.
    Depois que as provas da FUVEST acabarem estudadei mais a fundo a vida deste personagem histórico e talvez depois eu possa responder com maior clareza se ele era um reformador, um bom cristão, ou nenhum dos dois. Mas gostei da questão abordada.

    ResponderExcluir