Fé e Dúvida.


É a fé um salto no escuro? Cremos porque não sabemos? Muitos creem que sim. Há pouco tempo, alguém disse que a fé é uma "aposta", como se, no fundo, a gente só teria comprovação da veracidade da Bíblia no final. Como disse Rob Bell, ninguém filmou a outra vida, então como crer no Céu e Inferno?

Bom, a Bíblia rejeita totalmente essa concepção de fé. Pelo contrário, Hebreus 11.1 define fé como "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem". Em algumas versões, "firme fundamento" é traduzido como "certeza".  Certeza, prova:  é nestes termos que a Bíblia define fé.

Um pouco antes, em Hebreus 10, o autor diz:

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu." "Inteira certeza de fé" definitivamente não quer dizer "duvidando". Quem quer entrar no Santuário de Deus tem que entrar com ousadia e coração verdadeiro. Como fazer isso duvidando?



Vejamos Paulo em 2Tm 1:12: "Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." Teria Paulo enfrentado tudo o que enfrentou e sofrido tudo o que sofreu pelo Evangelho se não estivesse certo da verdade do Evangelho. como diz em 1Tm 3:16,  '' E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória." Paulo cria inteiramente mesmo reconhecendo o mistério, isto é, não entendendo tudo.

Em Tiago 1:6-7, o apóstolo escreve: " Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa." note a oposição entre fé e dúvida.
Voltando a Hebreus 11, versículo 6: ' Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam."  Ora, como agradar a Deus, como se achegar a Ele, que vê os corações e não a aparência, com dúvidas no coração, fazendo-O mentiroso?  1Jo 5:10 diz: " Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu."

Clamemos, como o pai do menino endemoninhado, em lágrimas: "Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário